LANÇAMENTO 2012

 

O lançamento da campanha acontece sempre com um evento interno na empresa oferecido a todos os colaboradores. É explicado o objetivo do ano, como a campanha irá acontecer, qual a dinâmica dos projetos, o perfil dos personagens que serão trabalhados no teatro para as crianças e as possíveis dúvidas. Todos são convidados a participar, direta ou indiretamente das ações.

 

Em 2012, o convite ao evento de abertura da campanha foi uma camiseta personalizada e especialmente confeccionada em fio 100% natural, contendo sementes de Ipê e Árvores da Mata Atlântica, colhidas pelos adolescentes do Projeto Verde é Vida. A camiseta ajuda a identificar os "Ipês Ativos em ação" e foi produzida pela Maré Alta.

 

O evento foi realizado em duas cidades: no Paraná, em Londrina no Teatro Filadélfia, e em Campo Grande no Yotedi, MS. As equipes mais próximas de cada região se deslocaram até estas cidades para o encontro em ônibus fretado, com muita animação.

 

Após a apresentação da diretora de Marketing, Daniela Andrade Lopes Gomes, Alessandra Reche que é a gestora de marketing e também coordenadora das ações do Programa, fez uma retrospectiva completa de tudo o que foi realizado nos anos anteriores desde o lançamento em 2008. Também foi apresentado o jingle da campanha que veio para entusiasmar ainda mais a criançada em 2012. Em seguida aconteceu a palestra enfatizando a questão do lixo, seus danos ao meio ambiente e as boas práticas que devem ser adotadas para a minimização dos problemas que o mundo enfrenta hoje.

 

Para finalizar, todos foram recebidos em um delicioso almoço de confraternização oferecido pela empresa.

Voltando para casa, os colaboradores da P.B.Lopes puderam ter tempo para refletir sobre o aprendizado do dia, e pensar sobre o convite e a formação das equipes de voluntários. Assim, todos tiveram a oportunidade de compreender a proposta, o contexto e a evolução do Programa. 


PROJETOS

 

Organização do Teatro 2012

 

Uma vez formadas as equipes de voluntários em cada filial da empresa, foi distribuído um roteiro base do teatro para ser encenado nas escolas, com o enredo e a abordagem da campanha de 2012. Com ele, a descrição dos novos personagens, os figurinos confeccionados para essa interação com as crianças e as orientações detalhadas sobre a dinâmica dos projetos com as escolas. Com isso, as equipes puderam organizar o elenco dando a cada voluntário a possibilidade de escolher seu papel, criando sobre o roteiro e o cenário a ser montado nas escolas conveniadas. Foi também um momento para conhecer com mais detalhes outras ações que são realizadas na escola e na comunidade.

 

Blitz de Distribuição de Mudas

 

O trabalho de "reoxigenar" as cidades e criar um mundo mais verde é potencializado com a distribuição das mudas na comunidade. Este ano, a ação será mais uma vez realizada no formato de Blitz. Essa também é uma atividade que conquista uma grande participação do público e traz excelentes resultados. Cada cidade possui um calendário diferente para realizar esta ação. Para participar você pode conferir as datas aqui. E caso você não possa prestigiar o evento conosco, você poderá ter a iniciativa de mobilizar seus amigos ou mesmo a comunidade onde você mora para ajudar a deixar a cidade mais verde. Vamos lá, o benefício é de todos!

 

Lixo Que Não é Lixo

 

Um projeto iniciado em 2010 que entrou em execução em 2011 e continua em 2012 é o "Lixo que não é Lixo".

A empresa destinou e preparou uma área adequada para a coleta de diferentes materiais descartados trazidos pelos funcionários para garantir a destinação correta justo às empresas responsáveis e parceiras no projeto. Muitos materiais coletados ainda são úteis para o processo de reciclagem o que ajuda a evitar a extração desnecessária de recursos na natureza. Outros são tóxicos, como por exemplo: lâmpadas, baterias e remédios. Da mesma forma, o lixo eletrônico também ganhou uma destinação adequada com o Papatronics, ajudando a Apae de Rolândia. Estes são apenas alguns exemplos do que é realizado dentro da empresa ao longo do ano em torno do compromisso que é também o lema da campanha: "Multiplicar Consciência para Evoluir sem Destruir".

 

Memórias do Mundo Ipê Amarelo

 

Com o crescimento da campanha ao longo destes 5 anos de realizações relevantes com o público interno e externo da empresa, surgiu a necessidade de contar a história da evolução do Programa. Por isso, em 2012 a trajetória desta iniciativa de sucesso ganhará as páginas de uma coleção chamada: Memórias do Mundo Ipê Amarelo. O Objetivo do projeto é manter um registro completo e detalhado dos acontecimentos que foram construindo o desenvolvimento do Programa. E não é só isso. O livro será tratado como um vetor de multiplicação no processo de desenvolvimento de uma cultura de integração socioambiental mais coerente e fortalecida, trazendo informações complementares educativas, interessantes e eficazes para a prática da responsabilidade com o Meio Ambiente e com a própria vida. 


Ser voluntário é.....

Refletir sobre o que é ser voluntário exige a compreensão do papel do "eu" e do "nós" na sociedade. Ou seja, exige questionar: qual é o nosso papel social?

Ser voluntário é saber compartilhar o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento, tempo e humildade. O voluntariado, então, pressupõe o compartilhar, e não o descartar as sobras do cotidiano. No momento em que nos predispomos a compartilhar o que temos de melhor com as pessoas, é possível, então, dizer que somos voluntários.

Em resumo podemos dizer que o voluntário que vivencia a atividade de compartilhar o que tem de melhor, está na verdade "mergulhado" em uma tarefa

Parafraseando Braghirolli, Pereira e Rizzon (2000) ao analisarem sobre "iniciativa ou complexo de culpa", cabe dizer que o voluntário que vivencia positivamente a atividade de compartilhar o que tem de melhor, desenvolvendo a iniciativa, é capaz de "mergulhar" em uma tarefa pelo prazer que esta lhe dá, pela paixão de estar em uma atividade diferente daquela que ocorria em seu dia-a-dia.

Com o voluntariado aprendemos a ser empreendedores sociais. O voluntariado nos ensina a valorizar o amor ausente e não apenas o amor presente, a desconstruir conceitos, banir preconceitos e construir novos conceitos e, portanto, construir novos referenciais em nossas vidas.

Em síntese, é importante desenvolver a iniciação à arte de compartilhar: uma conduta sadia, inteligente, lógica e construtiva. Quem desenvolver, certamente experimentará uma nova escala de valores em suas vidas, humanizando cada vez mais o seu cotidiano. Não se trata de buscar respostas verbais sobre o papel do voluntário, mas de novas formas de agir, as quais sem dúvida exigem novos conhecimentos, novas condutas e novas aprendizagens. Como fazer? A resposta é: começar para experimentar.

Por Suzana Maria de Conto