Objetivos
Conteúdos de Gestão Escolar
Tempo estimado
O ano todo.
Material necessário
Contas de luz e água, plantas do projeto da escola, planilhas
para a anotação de dados sobre o consumo de recursos naturais, cartazes
de papel reciclado para a confecção de avisos sobre desperdício, papeis
para mapas e croquis e material escolar em geral.
Desenvolvimento
1ª etapa - Planejamento em equipe
Reúna os funcionários e inicie uma conversa sobre a importância
de criar um ambiente voltado à sustentabilidade ambiental. Proponha a
formação de grupos que avaliarão como a escola lida com os recursos
naturais, o descarte de resíduos e a manutenção de áreas verdes ou
livres de construção. É importante que a composição das equipes esteja
acordada por todos, assim haverá motivação e interesse. Você, gestor,
pode organizar a formação dos grupos, estimar os tempos e objetivos das
tarefas e sugerir parcerias. Por exemplo, funcionários da secretaria que
cuidam da compra de alimentos podem atuar com a equipe da cozinha.
2ª etapa - Diagnóstico inicial
Oriente cada grupo a fazer uma avaliação atenta do assunto
escolhido. Por exemplo, a equipe que analisará o uso da energia deve
levantar informações sobre a distribuição de luz natural, os períodos e
locais em que a energia artificial fica ligada, as luminárias usadas e a
sobrecarga de tomadas. Já o grupo que cuidará da água levantará o
consumo médio na escola e verificará as condições de caixas- d'água,
canos e mangueiras. No fim, os resultados devem ser compartilhados com a
comunidade escolar.
3ª etapa - Implantação
Com base no diagnóstico inicial, monte com os grupos um projeto
que contemple os principais pontos a serem trabalhados. Algumas soluções
são:
4ª etapa - Definição de conteúdos disciplinares
Em reuniões com coordenadores e professores, levante os conteúdos
pedagógicos que podem receber o apoio do projeto ao ser trabalhados em
sala, como:
5ª etapa - Sensibilização da comunidade
Para aproximar as famílias e permitir que elas também apliquem as ações
sustentáveis do projeto em seu dia a dia, é preciso envolvê-las desde o
início. Nesse sentido, o diretor pode convocá-las a participar de
reuniões e eventos sobre o tema, expor as mudanças implantadas na escola
em painéis, apresentar as reduções nas contas de água e de luz e
convidá-las a ver de perto a preocupação ambiental aplicada nos
diferentes locais da escola.
6ª etapa - Manutenção permanente das ações
Acompanhe o andamento das mudanças, anotando os resultados e as
pendências. Reúna os envolvidos para fazer as avaliações coletivas das
medidas adotadas. Não hesite em reforçar os princípios do projeto sempre
que julgar necessário e procure levar em consideração novas sugestões e
soluções propostas por alunos, educadores ou famílias. É importante ter
em mente que essa manutenção deve ser permanente e não apenas parte
isolada do projeto.
Avaliação
Retome os objetivos do projeto, recordando o que a escola espera
alcançar, e questione se eles foram atingidos, total ou parcialmente.
Monte uma pauta de avaliação sobre cada item trabalhado e retome aqueles
que merecem mais aprofundamento. Avalie também o envolvimento da equipe
e dos alunos, se todos estão interessados na questão ambiental e se
eles mudaram as atitudes cotidianas em relação ao desperdício e ao
consumo.