A Rede Papel Bituca é formada por ONGs e Empresas Sociais e tem como objetivo principal a conscientização e a preservação ambiental. Para esta finalidade, temos como instrumento a coleta seletiva das bitucas de cigarro nos locais atendidos pelo nosso programa. A correta destinação destas bitucas é feita por meio da reciclagem, onde ocorre a transformação das mesmas em papel que é utilizado na confecção de artigos ecológicos, promovendo inclusão social e geração de renda. Desta maneira, agregamos valor em todos os pilares da sustentabilidade.
http://www.redepapelbituca.org.br/rpb/img/passo-a-passo.png

S.O.S

O Instituto S.O.S. (Sistemas Organizados para Sustentabilidade) é uma organização social sem fins lucrativos e qualificada como OSCIP. Sua missão é usar os resíduos sólidos como recurso para gerar inclusão social e renda distribuída, além dos benefícios ambientais pela reciclagem. É a responsável pela gestão da Rede Papel Bituca.

Carbono Zero Courrier

A Carbono Zero Courier é uma empresa que presta serviços de entregas expressas utilizando somente bicicletas. Realizar suas atividades e processos, que contribuem para o desenvolvimento econômico, sem causar impacto negativo ao planeta e às pessoas. É a responsável pela logística da Rede Papel Bituca.

Seed Paper

A Seed Paper é uma empresa social especializada na confecção de papel artesanal, tendo sido pioneira no desenvolvimento do papel semente. Utilizando apenas mão de obra da comunidade local, gera benefícios ao meio ambiente com a reciclagem de maneira a gerar renda às pessoas envolvidas. É atualmente o polo de transformação que produz o papel bituca.

Universidade de Brasília (UnB) - Instituto de Artes

Sob coordenação da Profa. Dra. Thérèse Hofmann, o Laboratório de Papel Artesanal da UnB é criador do papel feito de bitucas de cigarro, atuando hoje na pesquisa e desenvolvimento para melhoria contínua do mesmo. Hoje é responsável pela multiplicação da técnica por meio da capacitação dos polos de transformação das bitucas em papel.

Nossa Cooperarte

A Cooperativa Social de Produção dos Jovens Especiais Artesãos de São Paulo agrega o trabalho de jovens com deficiência intelectual e jovens em situação de risco por meio do trabalho para lhes gerar renda e conscientizar a comunidade para a aceitação dos mesmos. É a principal utilizadora do papel bituca para confecção de produtos ecológicos.