Já existem muitas idéias para economia de água. Mesmo algumas sendo meio malucas, têm eficiência comprovada, mas a maior parte ainda não foi colocada em prática. Abaixo, segue uma lista de alguns dispositivos inusitados para evitar desperdício e reutilizar água:
Uma máquina de lavar dentro do banheiro. A água desperdiçada quando lavamos roupa é reutilizada no vaso sanitário mais tarde. Um conceito sustentável de dispositivo de água.
O "Filterbrella" é um guarda chuva inovador e sustentável, com cobertura de plástico e um filtro de carvão oco em seu cabo. O cabo recebe a água das chuvas, que é purificada pelo carvão ativado. A água flui em uma garrafa ligada ao punho do Filterbrella, produzindo água potável enquanto você está caminhando.
A Hughie Of Australia inventou uma pia de cozinha que armazena a água que iria para o esgoto e poupa 80% da água. Assim, essa água suja que pode ser reutilizada para regar plantas caso não tenha sido misturada com detergente. Se houver mistura, ela pode ser usada para lavar carros, por exemplo.
Uma máquina de lavar combinada com chuveiro. A "Wash it" permite que os usuários molhem suas roupas enquanto tomam banho. Com um sistema com bomba única, o chuveiro dá às roupas seu primeiro enxágue. Ao contrario do que possa parecer, não é anti-higiênico, pois é apenas o primeiro ciclo de lavagem do dispositivo. Espera-se que o sistema produza cerca de 150 litros de água para um banho de 15 minutos e os 38 litros utilizados em um ciclo de lavagem.
Uma ideia simples: combinar dois itens essenciais de um banheiro. A água da pia é reutilizada na descarga do vaso sanitário. Um vidro opaco e fosco esconde a função secundaria do dispositivo. O resultado é um sistema de reutilização que poupa espaço, tubulação e água.
A ducha chamada Phyto-Purification Bathroom usa um sistema natural de filtragem que mistura um moderno design com mini ecossistema capaz de reciclar e regenerar a água. Um sistema hidráulico de águas residuais é canalizado através de uma coleção de plantas, que dá a partida a um processo de fito-purificação. As plantas fazem a limpeza da água onde os metais pesados e bactérias são completamente removidos. Um dispositivo que não apenas conserva água, mas também produz oxigênio adicional.
O Keep2Green de Paul Gribincea é bem simples: o dispositivo faz pleno uso do espaço e da água com o plantio de algumas gramíneas sob o pote pendurado. Feito de metal, o vaso é pesado para resistir a ventos moderados e prende o vaso de flores no ar.
Uma pia que utiliza a água desperdiçada para molhar um pequeno jardim ou planta.
Pensando em pessoas que necessitem ou queiram se sentar enquanto tomam banho. As lacunas do banco conduzem a água para jarros de armazenamento que podem ser reutilizados para regar plantas.
O chamado Ban Beater é um sifão com mangueiras ligadas que sugam toda água suja de um banho de banheira. O inventor, Dominic Flinton, diz que um simples puxão basta para encher a mangueira. Então, a água reciclada pode ser utilizada para regar plantas ou lavar carros. Flinton se inspirou nos anos de seca da Inglaterra para criar o dispositivo que lhe permitiu regar seu jardim durante anos.
Fonte: Revoada